terça-feira, 3 de março de 2015

Arimateia apresenta balanço dos quatro anos na presidência da Comissão de Saúde


Na reunião realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã, desta terça-feira, dia 3, o vice-presidente do Colegiado, deputado estadual, José de Arimateia (PRB), apresentou as ações dos quatros anos em que esteve como presidente, e detalhou sugestões.
No final de sua apresentação Arimateia exibiu o vídeo intitulado “Políticas de Saúde no Brasil - um século de lutas pelo direito à saúde”, que delineia historicamente todos os acontecimentos, lutas, conquistas e problemas no setor. O material evidencia ainda todo o desenrolar desse período marcado por manifestações feitas pela população objetivando oferecer a todos os cidadãos uma saúde pública digna.
“Percebo alguns avanços durante 100 anos de saúde pública no país e Bahia, mas ainda nos deparamos com as mesmas demandas, que só serão minimizadas, quando a sociedade no geral se conscientizar em torno da importância da mentalidade preventiva às doenças. Nesse contexto, vale ressaltar, a atenção básica - porta de entrada da prevenção”, pontuou Arimateia.
O parlamentar opinou que o fundamental é de fato provocar a mudança na distribuição dos recursos e aperfeiçoar a infraestrutura, especialmente nas regiões mais carentes. “O povo brasileiro têm pressa, pois saúde é primordial”, destacou.
No ensejo, o deputado Arimateia sugeriu uma Audiência Pública, no próximo dia 31 de Março, em Celebração ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, que todos os anos é ressaltada no dia 24, deste mês, e solicitou ainda uma visita ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.
A próxima reunião do Colegiado será no próximo dia 10, e contará com a presença do secretário estadual de saúde, o cardiologista Fábio Villas Boas. No encontro, o titular da pasta fará uma explanação do Plano Plurianual de Saúde, que tem na sua construção o projeto político do setor do Governo do Estado.



Nenhum comentário: