quarta-feira, 25 de março de 2015

Dia Mundial da Tuberculose é destacado em Comissão



O deputado estadual, José de Arimateia (PRB), que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), destacou na reunião desta terça-feira (24), o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença contagiosa que ataca principalmente o pulmão e é transmitida pelo ar. O parlamentar, que busca despertar a comunidade baiana sobre a importância da mentalidade preventiva a doenças, falou sobre o diagnóstico e tratamento adequado para vencer a enfermidade.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente são nove milhões de casos novos da doença no mundo. Nos últimos 10 anos, o Brasil diminuiu em 22,8% os novos casos de tuberculose e em 20,7% a taxa de mortalidade.
Conforme relatou Arimateia, a tuberculose é um dos problemas de saúde pública em âmbito mundial e já possui tratamento gratuito no  Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando as chances de cura.  “O principal indício da tuberculose é a tosse constante por mais de três semanas. Qualquer pessoa com esse quadro deve imediatamente buscar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. A saúde não pode ser deixada para depois, pois ela é primordial”, explicou o deputado.  
Visitas: Na reunião, o Colegiado definiu que audiências públicas e visitas a hospitais irão acontecer em 11 municípios baianos, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jacobina e Caetité. Na cidade de Itabuna já tem data marcada para o dia 10 de abril.

http://www.pastorjosedearimateia.com.br/noticias.php?id=642 

Nenhum comentário: