quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os temidos piolhos, como evitá-los

Em fase colegial é mais comum o aparecimento destes parasitas nas  crianças. Tudo começa por um coleguinha, logo após a turma inteira esta com os piolhos. Mas o que é piolho? Como evitar o contágio? E no que consiste o tratamento?. Confira aqui no Blog do Denilton.
Piolho: é o nome geral dado aos insetos da ordem Phthiraptera,  são parasitas e contém mais 3000 espécies.Uma pessoa infestada pelo parasita  denomina-se pediculose. Os piolhos têm entre 0,5 e 8 mm de comprimento, corpo achatado e garras que lhes permitem a fixação ao hospedeiro. Os ovos do piolho, ou lêndeas, são esbranquiçados.
Sintomas: O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas.
* Coceira intensa no couro cabeludo;
* Feridas causadas pelo ato de coçar;
* Marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto;
* Aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação
*stress que leva ao baixo rendimento escolar
 Não se deve ter vergonha de ter piolhos, porque estes não significam falta de higiene: os piolhos até preferem os cabelos limpos.
Como evitar:
* Examine com frequência a cabeça das crianças;
* Verifique se cílios e sobrancelhas também não estão afetados pelo inseto;
* Troque e lave com regularidade a roupa de uso pessoal e a de cama dos portadores de pediculose. O mesmo deve ser feito com a roupa de todas as pessoas que moram na mesma casa;
* Não use querosene para matar os piolhos e retirar as lêndeas, porque é um produto tóxico;
* Instrua as crianças para não usarem escovas de cabelo ou bonés dos colegas de escola;
* Não se esqueça de que o tratamento da pediculose deve abranger todas as pessoas que convivem no mesmo espaço.
Tratamento:
É feito à base de inseticidas piretróides de uso local. Depois da aplicação, o medicamento deve permanecer na cabeça protegida por uma touca durante algumas horas.
A aplicação deve ser realizada durante cinco dias consecutivos e repetida de sete a dez dias depois para atacar os ovos que ainda não haviam eclodido na fase inicial do tratamento, que deve ser estendido para toda a família e/ou parceiros, mesmo que assintomáticos. É importante que, nas escolas, sem exceção, os alunos que estiveram em contato com a criança afetada sejam tratados concomitantemente.
O kit de tratamento tópico já vem com pente fino para remover as lêndeas mortas. Já existem medicamentos por via oral contra a pediculose.
“Os piolhos não saltam, não morrem na cama e podem visitar vários cabelos num só dia”.
adaptação de texto: Thais     Fonte: Site Drauzio Varela

Nenhum comentário: