sábado, 17 de maio de 2014

Reunião apresenta alternativas para problemas de obstetrícia em Feira


Nesta sexta-feira (16), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, promoveu reunião para discutir a situação da obstetrícia em Feira de Santana e região.
         Solicitada pelo presidente do colegiado e deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), o encontro que aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, contou também com a presença da secretária, Denise Mascarenhas que representou o município; o diretor da 2 Dires, Edy Gomes, representante do governo do Estado, além da presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, Neinha Bastos.
         "A situação da obstetrícia é preocupante e, ao mesmo tempo, difícil. Diversos esforços já foram feitos para buscar uma solução. Mas, as mulheres ainda estão tendo seus filhos nas calçadas das maternidades. Nosso objetivo ao promover essa reunião foi a união dos governos e legislativo para que as propostas saiam com chances reais de solucionar o problema", afirmou Arimatéia.
Duas ações foram definidas no encontro: Buscar a conscientização dos municípios pactuados e solicitar apoio do Ministério da Saúde para acelerar a implantação da Rede Cegonha na cidade.
         "Vamos solicitar apoio do Ministério Público e da UPB para reunirmos os gestores e secretários de saúde da região. É preciso estipular uma conduta que ajude a desafogar o sistema, onde os municípios se responsabilizem pelos partos naturais. Além disso, será formada uma comissão para irmos até Brasília cobrar a implantação imediata da Rede Cegonha em Feira de Santana, já que o projeto foi aprovado para que possamos implantar as Casas de Parto", informou Arimatéia.
         Essa é a segunda ação da Comissão para tentar solucionar o problema da deficiência no atendimento as parturientes que é alvo constantes de críticas, a primeira foi uma visita realizada em todos os hospitais que realizam o atendimento através do SUS.

Nenhum comentário: