quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Itabuna: Equipes de asfalto melhoram ruas de cinco bairros


Nesta semana equipes da Prefeitura de Itabuna que trabalham com asfaltamento e recuperação de ruas estão presentes em cinco bairros da cidade, com operação tapa-buracos e recapeamento asfáltico. Entre as ruas que estão sendo beneficiadas estão Cajueiro, em Nova Ferradas; Beira-Rio, em Ferradas; Corbiniano Freire, Bom Jesus e Santa Terezinha, no Sarinha Alcântara; São José, no São Caetano; e da Glória, no Parque Boa Vista, em uma ação que integra o Programa Permanente de Recuperação e Manutenção de Vias.
A primeira etapa do recapeamento asfáltico do corredor de ônibus que interliga os bairros de Nova Ferradas e Ferradas, na zona oeste de Itabuna, deve ser concluída até o final da semana. Há mais de oito anos que o trecho não recebia melhorias, segundo moradores das ruas Beira-Rio e Cajueiro, que agora ficarão livres da poeira cobrindo os móveis no verão e a lama sujando paredes e passeios dos imóveis durante o período chuvoso. A próxima etapa inclui a região chamada de Uruba, em Ferradas.  
De acordo com os moradores das ruas Beira-Rio e Cajueiro, a situação era muito crítica. “Tínhamos que manter portas e janelas fechadas durante todo o dia”, conta o aposentado Aurelino Belarmino dos Santos. “Era difícil até para dormir porque as camas e móveis eram tomadas por camadas de poeira. Tínhamos que fazer a limpeza de casa praticamente de hora em hora”, diz a cabeleireira Luciana Maria de Jesus.
Já motoristas e motociclistas acumulavam prejuízos principalmente com pneus em decorrência da buraqueira. “Tive que trocar o pneu traseiro da moto por desviar de uma cratera e cair em outra. Tenho amigos que também sofreram prejuízos pelas péssimas condições dessas ruas. Agora ficou um tapete”, comemora o motociclista Adilson Tavares de Souza.
O recapeamento foi comemorado também pelo militar Antônio Lima Santos. Ele conta que, por causa da poeira, à noite não dava mais para sentar à porta de casa para bater papo com os vizinhos. “Além disso, havia uma quantidade de crianças e idosos que sofriam complicações respiratórias. Outra vantagem da obra da Prefeitura é que os ônibus voltaram a circular normalmente entre os bairros Ferradas e Nova Ferradas, o que não estava mais ocorrendo, principalmente no período de chuvas”, observa o Antônio Lima.

Nenhum comentário: