terça-feira, 14 de outubro de 2014

Itabuna: Revisão dos contratos com clínicas e hospitais foi positiva, avalia Secretário de Saúde


Após um mês do novo acordo firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde e clínicas e hospitais que prestam serviço ao SUS, o atendimento já foi regularizado e todos os exames e consultas, com exceção de urgências e emergências, passaram a ser regulados pela administração municipal.  Segundo o secretário de Saúde, Eric Ettinger, a medida garante que a Prefeitura de Itabuna pague apenas pelos atendimentos, que são efetivamente realizados, sem comprometer a demanda diária e permitindo manter um controle maior dos atendimentos realizados e das vagas disponíveis.
            Eric Ettinger reforçou que as cotas de atendimento não foram reduzidas e que a Prefeitura cumpre a pactuação feita em 2010 para residentes em Itabuna e municípios pactuados. Eric explicou que existem cotas definidas para suprir a necessidade em cada especialidade, desde exames laboratoriais e de imagem até tratamentos, internações, e cirurgias. Segundo o secretário, ao firmar novos contratos e implantar a análise e auditoria dos mesmos, a Secretaria da Saúde tornou a gestão mais positiva e garantiu o controle maior dos atendimentos realizados e das vagas ainda disponíveis.
            “Estamos realizando a análise e a auditoria de todos os prestadores desde o dia 1º de agosto. Seguindo os novos protocolos, inclusive instituídos por portaria ministerial, validamos os procedimentos que os prestadores apresentam e conferimos se todos foram regulados” esclareceu Eric, complementando que antes alguns procedimentos não passavam pela regulação, o que causava diversos transtornos para a gestão municipal.  
            O secretário da Saúde de Itabuna informou ainda que aguarda contrapartida estadual para sanar o valor em atraso com os prestadores, referente a um mês de atendimento.  Disse ainda que a administração municipal mantém diálogo constante com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, para sensibilização no sentido de receber a diferença no repasse da Gestão Plena da Saúde, o que vai garantir melhora ainda mais significativa nos atendimentos.
 

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