quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PRB seguirá unido na disputa pela Presidência da Câmara, garante Pereira

O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, garantiu nesta noite (25) que o partido deve seguir unido na decisão pela Presidência da Câmara. Ele reuniu pela primeira vez em Brasília os 21 deputados federais eleitos em outubro para dar as primeiras coordenadas à bancada. Em acordo com os parlamentares, Pereira e o líder do partido na Câmara, George Hilton (MG), estarão à frente das negociações com as candidaturas já colocadas.
A eleição da Presidência é o primeiro passo da nova legislatura, que se inicia em fevereiro. O objetivo do PRB é conseguir espaços na Mesa Diretora e nas comissões da Casa, além da relatoria de projetos. Dessa forma, o partido passa a ter voz nas discussões mais importantes do Congresso Nacional. “Na ocasião da minha posse como presidente do PRB eu disse que daria a vida para fazer do partido protagonista da política brasileira”, lembra Pereira.
O presidente republicano tratou de forma breve a respeito da reforma política, assunto que pretende aprofundar após os parlamentares tomarem posse, e pediu para que os deputados tratem o tema de forma “detalhada e comprometida”. Pereira também deve conduzir junto aos deputados a indicação do novo líder da bancada. A ideia é que o nome seja consenso e que mantenha a unidade do partido na Câmara.
Partido espera mais que Pesca no governo
Aliado da presidente Dilma Rousseff, o PRB espera ser contemplado com um ministério maior que o da Pesca e Aquicultura. O partido quase triplicou sua representação na Câmara Federal (de oito para 21 deputados) e quer participar mais ativamente do próximo governo. “Já manifestei ao (ministro Aloizio) Mercadante que o PRB quer ampliar o atual espaço. Estou aguardando uma audiência com a presidente Dilma para tratar do nosso futuro”, disse Marcos Pereira.
O líder republicano também articula a composição de um bloco na Câmara, o que aumentaria a força do partido nas decisões da Casa e junto ao governo. Pereira tem conversado com presidentes de outros partidos e pode formar bloco que deve ter entre 35 e 45 deputados. “Não adianta fazer um bloco de ‘faz de conta’. Temos que ocupar os espaços e fazer a diferença, essa é a proposta do PRB”, explica.

Nenhum comentário: