domingo, 12 de abril de 2015

Prefeitura distribui 1,5 tonelada de milho e feijão a agricultores familiares

A partir do próximo domingo, a Prefeitura de Itabuna vai distribuir 1,5 tonelada de sementes de milho e feijão para cerca de 400 agricultores familiares assistidos pelo projeto Agricultura em Ação, mantido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima). A distribuição vai começar pela comunidade do Ribeirão Seco. Cada produtor rural receberá em média cinco quilos de sementes de feijão e dois quilos de sementes de milho fornecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Até o final de abril todas as associações, cooperativas e comunidades cadastradas serão beneficiadas.
Segundo o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, neste ano cada propriedade terá acompanhamento através de uma ficha técnica individual, que será preenchida pelos engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas do Agricultura em Ação. “Vamos acompanhar passo a passo todo o processo que vai da entrega das sementes, o plantio, até a colheita. A intenção é recolher como contrapartida cinco quilos de feijão e dois quilos de milho na pós-colheita para repassar à SDR, visando que mais agricultores familiares sejam beneficiados no próximo ano”, explicou.  
Lanns Almeida falou ainda sobre o esforço da administração municipal em incentivar e apoiar a agricultura familiar com o objetivo de fortalecer a atividade. “Há dois anos reforçamos com mais profissionais a assistência técnica nas lavouras, distribuímos sementes e insumos, melhoramos as condições de ramais e estradas vicinais e fizemos a inclusão de mais agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) pela modalidade compra por doação simultânea, o que projetou Itabuna como primeiro município brasileiro neste programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA”, disse o secretário.
 “Nossa proposta é trazer para os agricultores familiares mais oportunidades de renda na propriedade e crescimento. Por meio de acordo de cooperação técnica, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, liberou cinco mil mudas de abacaxi da variedade BRS Imperial para serem replicadas em duas propriedades de Itabuna. No prazo de um ano mudas serão distribuídas às associações e cooperativas de pequenos produtores rurais do município. Com o perfilhamento de cada uma das mudas será possível à Seagrima distribuir até 40 mil mudas de abacaxi, diversificando a fruticultura”, conclui Lanns Almeida Filho.

Nenhum comentário: