terça-feira, 27 de maio de 2014

Secretaria da Educação adequará proposta da Escola de Tempo Integral de Itabuna





Com base no Parecer Opinativo do Conselho Municipal de Educação (CME), os corpos docente e administrativo do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), técnicos e assessores da Secretaria da Educação (SEC) iniciaram neste mês o processo de análise e discussão das recomendações sobre a posposta político-pedagógica da Escola de Tempo Integral no Município de Itabuna, visando adequações e a construção do Projeto Político-Pedagógico, bem como a legitimidade da proposta itabunense junto ao CME e ao Ministério da Educação (MEC).
Implantada como escola-piloto na Rede Municipal de Ensino desde 2010, o Imeam atende em tempo integral 500 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com uma jornada ampliada na qual os alunos participam de diversas oficinas. De acordo com o Parecer Opinativo, aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno do CME, em dezembro de 2013, a continuidade da proposta da Escola de Tempo Integral no Município de Itabuna é viável desde que, num prazo de um ano, sejam atendidas todas as recomendações, ajustes e adequações sinalizadas pelo colegiado. A Secretaria da Educação espera legalizar a Escola em Tempo Integral para implantá-la em outras unidades da rede. 
Segundo explicou a diretora do Imeam, professora Joana da Silva Lima, a escola está providenciando toda a documentação necessária à legitimidade do processo de autorização, bem como a construção do Projeto Político Pedagógico de acordo com as normas legais, considerando as reais necessidades da comunidade escolar, com base no parecer do CME. Ela chama atenção para o documento do Conselho Municipal de Educação que reforça a concepção da Escola em Tempo Integral como um importante instrumento social para o Município.
 “O Conselho, entretanto, vem nos lembrar de que a escola em tempo integral, além de estender a permanência do aluno por no mínimo 7 e máximo de 10 horas na escola, vai exigir um aumento do quantitativo e melhoria da qualidade do atendimento ofertado”, destaca Joana. A diretora adianta que os corpos docente e técnico-administrativo do Imeam estão empenhados em adequar e ajustar a Proposta da Escola em Tempo Integral, que permitirá, com a efetiva legalização junto ao CME e ao MEC, o acesso a recursos públicos que são próprios para esta modalidade de ensino. A diretora disse ainda que a Escola em Tempo Integral será apresentada durante evento no próximo final de semana na cidade de Juazeiro.

Nenhum comentário: