sexta-feira, 13 de junho de 2014

Itabuna: Projeto Mão na Massa reúne donos de padaria

Visando agregar mais participantes ao Programa Mão na Massa, que objetiva a reestruturação empresarial, o empreendedorismo, associativismo e as boas práticas de fabricação no segmento de padarias, em Itabuna, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Sebrae, vai realizar mais um encontro do programa às 10 horas da manhã desta sexta-feira, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Lomanto.
Pelo menos 84 proprietários de padarias estarão reunidos com consultores do Sebrae, técnicos da Vigilância Sanitária e da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo para discutir um padrão de funcionamento das padarias e sua adequação à legislação sanitária. As empresas que ficarem de fora ou que não se ajustarem às exigências estão sendo orientadas a participar desse projeto que visa à segurança alimentar da população.
Desde o início do ano que a Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Itabuna vem orientando os empresários do ramo de padarias sobre a manipulação dos produtos visando à higiene para garantir a segurança alimentar da clientela. O programa atende às resoluções dos Regulamentos Técnicos de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e de Procedimentos Operacionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que orientam os comerciantes a procederem de maneira adequada e segura na manipulação, preparo, acondicionamento, armazenamento, transporte e exposição à venda dos alimentos.
 “O programa vista habilitar as empresas a receberem o selo do Programa “Mãos na Massa”, o que garante que todos os produtos comercializados pela padaria estão seguros para o consumo”, afirma o coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária, Antônio Carlos Carvalho. Ele acrescenta que entre as atribuições também está a orientação e o apoio.
 Ambulante legal

Na segunda-feira, 16, às 17 horas, no auditório do Sindicato dos Comerciários, na Avenida do Cinquentenário, a Vigilância Sanitária também vai reunir ambulantes que comercializam gêneros alimentícios em espaços públicos no Projeto Ambulante legal. Pelo menos 40 ambulantes devem participar do encontro que objetiva a conscientização para boas práticas na manipulação e fabricação de alimentos, higiene pessoal e segurança alimentar, transporte até ponto de venda e exposição dos alimentos.

Nenhum comentário: