segunda-feira, 14 de julho de 2014

Oficina capacita professores e agentes para o Programa Saúde na Escola

Para capacitar professores e coordenadores escolares da rede municipal de ensino, além de enfermeiros, agentes de saúde e agentes comunitários para o Programa Saúde na Escola (PSE), as secretarias municipais de Saúde e Educação da Prefeitura de Itabuna realizam uma oficina sobre alimentação saudável nesta quinta-feira no Centro de Educação de Estudos e Pesquisas (CEEP).  O evento reúne 60 multiplicadores que participam de atividades teóricas e práticas.
Na oficina coordenada pelo Departamento de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde as nutricionistas Leila Piauí e Verônica Pinho orientaram sobre a importância da avaliação nutricional de crianças, adolescentes, jovens e adultos e a variação do cardápio.
“A articulação entre a escola e rede básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. As informações passadas aqui para professores, coordenadores e agentes são necessárias para que sejam multiplicadores e possam detectar problemas nutricionais, informar e conscientizar as crianças, jovens e adultos sobre a importância de se ter uma alimentação saudável seja ela no ambiente escolar ou não”, disse a nutricionista Leila Piauí.
Segundo explicou, ao tratar de temas como desnutrição, obesidade infantil, diabetes entre outras doenças, que vem aumentando devido aos maus hábitos alimentares da população se contribui para a mudança do quadro. Para a coordenadora do Departamento da Educação Permanente, Luciana Pinheiro, o Programa Saúde na Escola desenvolve a cidadania e a qualificação das políticas públicas na educação e na saúde.
Cada um dos participantes deve assistir carga horária de 8 horas de capacitação com atividades teóricas e práticas interdisciplinares que abordam diversos assuntos relativos às questões nutricionais dos estudantes da rede municipal de ensino. Na próxima oficina, no dia 17, o tema a ser trabalhado será “Imunização e Saúde bucal”, explica Luciana Pinheiro.
O Programa da Saúde Escolar (PSE) promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação tem como finalidade realizar a política intersetorial voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira para promover saúde e educação integral. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Nenhum comentário: