segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Vacinação antirrábica em Itabuna mobiliza donos de animais


O sábado foi movimentado nas 32 unidades de saúde, 10 postos volantes e no Centro de Controle de Zoonoses de Itabuna (CCZ) para o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Os moradores da maioria dos bairros buscaram garantir a imunização de seus animais de estimação e a tranquilidade da família nas primeiras horas do dia foi marcante.
Este foi caso da dona de casa Daiana Matos Leite que levou as cadelinhas Pandora, 4 anos, e Mel, 3 meses, logo cedo para imunização no CCZ, no bairro Antique. “Desde o início da semana que tinha definido como uma das prioridades deste sábado. Vacino pela saúde delas e também pela tranquilidade da família. Tenho crianças em casa que gostam muito dos animais. Por isso, me preocupo ainda mais em manter a caderneta de vacinação em dia”, contou Daiana Matos.
Quem também se apressou em manter as cadernetas de vacinação dos animais em dia foi Jossicleide Santos Nascimento. A dona de casa contou que acordou mais cedo neste sábado exatamente para a vacinação dos seus bichos de estimação Beethoven, 13 anos, e Scooby Doo, 11 anos.  “Todos os anos vacinamos para evitar a raiva e possíveis transtornos. Temos que ter essa responsabilidade de cuidar bem de quem mora na nossa casa”, afirmou Jossicleide.
 Os donos de cães e gatos que ainda tiveram até 17 horas deste sábado para vacinar seus bichos de estimação em uma unidade de saúde mais próxima de casa. “Manter a caderneta de vacinação dos animais em dia é muito importante porque caso o animal faça algum ataque, os seus donos ou quem tenha algum contato com eles não corre risco de ser contaminado se o animal apresentar o vírus da raiva que mata”, explicou a veterinária do CZZ,Sônia Lopo.
A transmissão da raiva aos seres humanos ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado entra no organismo da vítima, que pode ser através de mordidas, arranhões e até lambedura. A meta da Secretaria de Saúde de Itabuna é vacinar 30.141 animais. Durante a próxima semana as equipes do CZZ estarão fazendo busca ativa nos bairros com índices baixos de vacinação e nas residências em que os donos possuem muitos animais.

Nenhum comentário: